
Com a palavra Guilherme Bueno, o presidente da Câmara Municipal em 2025
Em entrevista exclusiva presidente da Câmara afirma negativa do parcelamento do fundo previdenciário foi uma decisão acertada, que o duodécimo do ano passado ainda está atrasado e pontua a importância de estar presidente da casa já que almeja “voos maiores”
Nova Serrana passou no último pleito por um grande processo de renovação política. No executivo a população optou pela eleição de Fábio Avelar (Avante), que como deputado trabalhou pela cidade. No legislativo a mudança foi radical, de 13 vereadores, apenas seis foram reeleitos. Há ainda no legislativo o aumento do número de cadeiras, sendo assim, 11 novos vereadores chegaram a Câmara Municipal para mudar a cena política do Município.
No entanto entre os reeleitos está Guilherme Bueno (Avante), que não somente foi presidente na última legislatura, como já no primeiro dia de 2025, foi novamente escolhido, para ser o nome forte da Câmara Municipal e na presidência, assumir o dever de conduzir os trabalhos na casa que tem como missão representar a população, fiscalizar o executivo, além de propor, aprovar ou refutar projetos que visam ou não, o desenvolvimento de Nova Serrana.
A equipe do Correio do Cercado esteve então com o Presidente da Câmara, em seu gabinete, para uma entrevista exclusiva e direta, onde Guilherme Bueno, não titubeou, respondeu abertamente qual a sua missão, desafios, e como será a relação do legislativo com o executivo de Nova Serrana ao longo de 2025. Confira:
Correio do Cercado (CC) – Guilherme você foi presidente da Câmara Municipal por um ano na gestão passada, e agora retorna a cadeira mais pesada do legislativo municipal, você acredita que sua experiência passada pesou para que fosse eleito neste mandato como presidente durante o primeiro ano da nova legislatura?
Guilherme Bueno – Acredito que sim, quando nós fomos procurar os vereadores com nossas propostas com a candidatura para presidência, um dos fatore que mencionamos era de ter sido presidente, fizermos na época uma administração que priorizou o serviço a população, que recebíamos demandas e atendíamos cidadãos de todas as classes, havia boas propostas, mas pesou o fato deu ter sido presidente e ter montado a mesa com estratégia. Conversando com os vereadores reeleitos percebi que a experiência contou muito. O Ricardo Tobias (MDB) era o único já havia sido presidente, ele não teve o interesse e isso foi um ponto positivo, também acredito que a estratégia para montagem da mesa diretora e as propostas mesmo para a casa foram pontos muito considerados, que pesaram bastante para minha eleição como presidente.
CC – Agora como presidente, quais os projetos você vai priorizar para a Câmara ao longo de 2025?
Guilherme Bueno – Primeiramente precisamos dizer que por um trabalho muito bem feito pelo jurídico da Câmara, conseguirmos reverter o pagamento do duodécimo do FUNDEB, como acontece na maioria das Câmaras pelo Brasil e com jurisprudência inclusive do Supremo. Diante disso minha prioridade para esses recursos é a conclusão da obra de ampliação da Câmara Municipal. Teremos mais espaço para atender a população e um auditório mais moderno que atenderá grande demanda da cidade, vamos poder atender um número maior de pessoas e com ainda mais qualidade e conforto para nossa gente.
CC – O prefeito Fábio Avelar já afirmou que será necessário uma relação positiva com a Câmara Municipal. Como será realizado construída a relação entre legislativo e executivo, tendo o prefeito a maioria da casa, a Câmara continuará sendo independente?
Guilherme Bueno – Até por ser um vereador reeleito, a Câmara na ultima legislatura trabalhou pela cidade. Todas as propostas boas para o município foram discutidas e quando benéficas à população foram aprovadas, outros projetos, quando entendíamos não ser positivos forram reprovados. Como presidente eu espero que a Câmara continue independente. Vamos trabalhar junto com o executivo, mas pelo interesse da cidade. O prefeito Fábio, pelo que conheço dele vai permitir que o legislativo tenha sua independência, dos vereadores espero a mesma postura, os projetos serão votados de acordo com o bem da cidade e cada vereador terá seu posicionamento quanto a isso.
CC – Foi apontado a situação financeira de Nova Serrana em coletiva feita pelo prefeito Fábio, que inclusive para este jornal, afirmou que enviará o projeto para reparcelamento do fundo previdenciário, projeto este que foi negado para o ex-chefe do executivo. Como a Câmara vai atuar diante das questões financeiras apresentadas pela Prefeitura?
Guilherme Bueno – A Câmara ainda não recebeu nenhum tipo de documentação do atual prefeito ou prefeitura com pedido de reunião extraordinária. Quando e se chegarem tais pedidos eles serão analisados. A cidade passa por um momento muito difícil, as chuvas da última quinta-feira (09/01) causaram vários danos, precisamos de participar e auxiliar a cidade. Sobre o fundo previdenciário, entendemos que a decisão foi correta, e se fosse hoje acredito que seria da mesma forma, até pela irresponsabilidade do antigo gesto, inclusive é bom sitar que o repasse do duodécimo do Fundeb está atrasado, não foi pago pelo ex-prefeito.
CC – Com um número tão grande de novos vereadores e com a era digital, percebemos que há, principalmente pelos recém chegados uma presença grande nas redes sociais, inclusive com muito material já sendo postado por eles. Como a Câmara vai lidar com o ímpeto, inexperiência, e vontade de trabalho dos novos vereadores?
Guilherme Bueno – O momento atual dessa nova geração é das redes sociais, com uma semana de trabalho nota-se que teremos muitos legisladores com presença nas redes sociais, muito mais coisas serão mostradas, mas também existe responsabilidade por esse tipo de material. Tive uma conversa muito boa com todos os legisladores sobre isso, eles vão aprender também com a experiência, mas acredito que a população terá um ganho muito grande com o trabalho feito por eles como legisladores.
CC – Quais as dificuldades esperadas por você presidente ao longo de 2025?
Guilherme Bueno – A grande dificuldade que espero ter é o fato de ser algo novo os ‘7 vereadores, é novo para nós todos, principalmente a quantidade de vereadores de primeiro mandato, exercendo a sua função de legislador, mas respeitando os secretários, os funcionários do município. Isso tudo de certa forma cai sobre a presidência, então vamos ter que saber dosar quando necessário, mas acredito que a câmara terá um bom quadro de vereadores nos próximos quatro anos.
CC – Finalizando essa entrevista, o que você espera de positivo para a sua legislatura como presidente ao longo deste ano de 2025?
Guilherme Bueno – Espero que façamos um grande trabalho para a população e que a Câmara siga independente, trabalhando e votando aquilo que é bom para nosso povo, e minha condução na casa será nesse sentido. O cargo de presidente da Câmara gera muita responsabilidade, mas também gera uma exposição muito grande, para nós que almejamos voos maiores, estar a frente de uma instituição tão importante traz um reconhecimento maior da população pelo nosso trabalho, sentado nessa cadeira como presidente.
The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.
Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.
Copyright 2025 News Atlas. All rights reserved.